Freelacers
MÓDULO 6: POLÍTICAS DE PROVISÃO DE RECURSOS HUMANOS
6.1 Processos de provisão de pessoas
O processo de provisão de pessoas visa determinar quem irá trabalhar na organização. É conhecido como processo de recrutamento e seleção e compreende atividades de pesquisa ao mercado de trabalho, recrutamento dos profissionais que estejam enquadrados no perfil requerido pelo solicitante, seleção daquele que apresenta melhor perspectiva de êxito no desempenho das tarefas que estão afetas ao cargo.Para entender como funcionam os processos de provisão, vamos entender como é o ambiente em que a organização está inserida e como a organização busca as pessoas para inseri-las no seu sistema de trabalho.
Neste capítulo, são abordadas as características dos principais processos que agregam pessoas, basicamente processos de recrutamento e seleção de pessoas.
Este capítulo aborda inicialmente a rotatividade de pessoal, incluindo (3.4) índice de rotatividade de pessoal e diagnóstico das causas da rotatividade (Turnover); aborda, a seguir, o absenteísmo (cálculo do índice de absenteísmo e a administração do absenteísmo e da rotatividade). A seguir, discute-se o recrutamento de pessoas, incluindo o recrutamento interno, o externo, o misto e fontes de recrutamento. Por fim, aborda a seleção de pessoas, em especial seleção por competências, seleção como um processo de comparação, seleção por meio da identificação das características pessoais do candidato e algumas técnicas de Seleção.
Os processos de provisão estão relacionados com o suprimento de pessoas para a organização. São os processos responsáveis pelos insumos humanos e envolvem todas as atividades relacionadas com pesquisa de mercado, recrutamento e seleção de pessoas, bem como sua integração às tarefas organizacionais. Os processos de aprovisionamento representam a porta de entrada das pessoas no sistema organizacional. Trata-se de abastecer a organização dos talentos humanos necessários a