Compras internacionais
Devido à competitividade mundial as empresas veem a necessidade de enfrentar à intensa disputa de mercado por novos desafios no cenário econômico, surgimento de novas tecnologias e a falta de precisão a sobrevivência e desenvolvimento. Nesse contexto, é fundamental para a permanência no mercado de uma companhia garantir lucros com preços competitivos e, ao mesmo tempo, agregar valor ao cliente. Dessa maneira, tanto no âmbito brasileiro como mundial, o mercado vem adaptando-se e consequentemente passando por mudanças relacionadas a esta conjuntura. Atualmente, estudos econômicos mostram um crescimento continuo de mercado e seus players, explorando seus potenciais com competência no gerenciamento de materiais e, especialmente na administração dos departamentos de estoque. Desse modo, é possível criar um diferencial competitivo através de técnicas de gestão de estoque que maximiza lucro e agrega valor ao cliente. Portanto, esse trabalho tem como objetivo apontar o impacto de uma boa administração de materiais e sua importância de manutenção.
Introdução Em um mundo globalizado e de grandes avanços tecnológicos percebe-se a necessidade da utilização de novas tecnologias e de geração de vantagens competitivas através do relacionamento entre empresas e fornecedores. Com o objetivo de aumentar sua competitividade, diversas empresas vêm estreitando laços com seus fornecedores e tendo em vista dos altos custos em compras dentro de uma empresa esse setor fica no centro desse relacionamento.
As melhorias e as novas formas de comunicação facilitam a transferência de dados e a gestão do fornecimento de produtos, serviços, matérias primas e tecnologias, porém localização e criação/manutenção de parcerias também são vantagens por permitirem maior barganha e competitividade.
Os sistemas de produção passaram por inovações e aprimoramentos desde o modelo artesanal de produção, passando pelo Taylorismo até chegar ao moderno modelo da Toyota (manufatura