O lúdico na educação nos anos iniciais - didática e pratica de ensino
Delimitação do tema:
A importância do brincar e do jogo para a educação das crianças das séries iniciais da escola regular.
Problema:
A falta de informação ou conhecimento sobre o lúdico acaba tornando essa pratica um desafio para o ambiente escolar. Qual seria a real função do lúdico na educação e a melhor maneira de usá-lo?
Justificativa:
Paradigmas como o que a “escola é para ensinar e não para brincar” se tornaram grandes desafios dos educadores que por vezes não sabem como utilizar esse recurso ou por falta de compreensão dos pais.
O projeto tem como objetivo entender a real função do lúdico e assim quebrar paradigmas sobre o assunto.
“Lúdico: adj. Relativo a jogos, brinquedos e divertimentos. (Fonte: Mini dicionário Aurélio)”. Os jogos e as brincadeiras quando bem trabalhados sempre alcançam os resultados desejados, isso por que é uma forma mais divertida e prazerosa de atingir a criança; porem para que isso ocorra é preciso que o educador use esse recurso de forma adequada e não simplesmente para passar o tempo.
Segundo Vygotsky a criança ao brincar assume papéis, integra regras, supera a relação significado-objeto concreto e cria a ZDP (zona de desenvolvimento proximal), com base nessa teoria podemos dizer que brincar é o modo da criança agir sobre o mundo.
“É enorme a influência do brinquedo no desenvolvimento de uma criança. É no brinquedo que a criança aprende a agir numa esfera cognitiva, ao invés de numa esfera visual externa, dependendo das motivações e tendências internas e não por incentivos fornecidos por objetos externos” (Vygotsky 1989:109)
Os jogos e brincadeiras desempenham importante papel no desenvolvimento físico e mental no indivíduo. Deve se aplicar os jogos de forma correta e planejada, de modo que realmente leve o aluno a aprender. O bom êxito de toda atividade lúdica depende exclusivamente do bom preparo e liderança do professor.
O lúdico exige do professor