Gessel
INSTITUTO CUIABÁ DE ENSINO E CULTURA
Curso: Fisioterapia.
Disciplina: Psicologia Aplicada à Fisioterapia.
Professor: Vanderley Antiqueira
GESELL
A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
As mudanças no comportamento infantil são decorrentes da maturação biológica ou orgânica. O desenvolvimento psíquico da criança se dá em virtude do amadurecimento neuro-muscular.
Conduta: Responder a situações específicas através de atividades neuro-musculares. As reações podem ser reflexas ou voluntárias. Espontâneas ou aprendidas.
A criança é um sistema de ação em crescimento. À medida que o sistema nervoso se modifica pela ação do crescimento, modifica-se também a sua conduta. Há três tipos de conduta:
1) Condutas firmemente estabelecidas. Ex: Andar. 2) Resquícios de uma conduta anterior. Ex: Sabe andar mas prefere engatinhar. 3) Esboço de condutas novas mais evoluídas. Ex: Começar a correr.
O crescimento não é uma linha contínua, assemelha-se a uma mola espiral. Certos comportamentos desaparecidos podem surgir de maneira mais evoluída.
A criança aos 4 anos é geralmente social, aos 7 anos é mais introvertida e dos 8 anos em diante volta à sociabilidade, principalmente devido aos grupos de amigos.
A conduta infantil se desenvolve de 4 maneiras:
1) Conduta Motora: É a mais reveladora do desenvolvimento neurológico. O sistema nervoso se desenvolve rapidamente até aos 9 anos de idade. Daí até aos 14 anos o desenvolvimento é mais lento. E aos 14 anos já está formado. Entende-se por conduta motora os grandes movimentos corporais, coordenações mais finas e reações posturais. Reações posturais: Erguer a cabeça, modo de andar, etc. Movimentos corporais: Andar, correr, movimentos de tórax, etc. Coordenações mais finas: Movimentos dos dedos, expressões faciais, etc. Praxias: Aprendem certos movimentos: abotoar, desabotoar, amarrar sapatos, zípers, etc).
2) Conduta Adaptativa: É a habilidade que a criança tem