Educação física
Teoria Maturacional (Segundo a Teoria de Gessel 1928)
A teoria de Gessel é descritiva, ela descreve o sistema nervoso (individuo) e ocorre por fases ou estágios na idade em que a criança está no período “Nodal”, ou seja, a criança está apta a realizar movimentos característicos de determinada idade, ou "fora de foco", onde a criança não está consegue executar determinados movimentos.
EXEMPLO:
A criança que desenvolve o movimentos como subir e descer escadas, correr ou até mesmo pular, está criança esta no "Período Nodal", pois consegue desenvolver os movimentos corretamente.
Porém uma criança com problemas mentais levará muito mais tempo para conseguir desenvolver os primeiros movimentos, começar a falar as primeiras palavras ou se locomover, na Teoria de Gessel é considerada uma criança "Fora de Foco".
Gessel não procurava saber detalhes dos movimentos realizados ou não, para ele as fases da criança eram únicas a todos, e os estágios são seqüenciais não podendo serem alterados, sendo assim jamais retroceder.
EXEMPLO:
Para Gessel o individuo deve sempre progredir. Jamais retroceder.
O individuo em geral não comporta detalhes.
SISTEMA DINÂMICO
O sistema nervoso é uma organização, em que os órgãos trabalham juntos, mas ao mesmo tempo podem trabalhar isolados, com tudo de certa forma o resultado final não é alterado.
A dinâmica do sistema nervoso depende de três fatores, Individuo Tarefa e Ambiente. Um fator que pode dificultar o desenvolvimento é a Deficiência, no entanto existem fatores que podem alterar o resultado: Recurso e Limitador de Desempenho.
Recurso: Para um deficiente, com paralisia cerebral, onde seu limitador de desempenho são os movimentos limitados, os Recursos são: Fisioterapia, bom orientador, hidroterapia, acupuntura, boas influências, materiais de adaptação, etc...
Limitadores de Desempenho: Para o deficiente o mal profissional seja ele o Médico, o Professor, a Família,