Comportamento
Motivação - conceito
O que é motivação? Disposição para fazer alguma coisa e seria condicionada pela capacidade de essa ação satisfazer uma necessidade do indivíduo. Motivos para a Ação.
Necessidade = deficiência física ou psicológica que faz determinado resultado parecer atraente.
Processo Básico de Motivação
Necessidade não satisfeita
Tensão
Vontade
Comportamento de busca
Necessidade satisfeita
Redução da
Tensão
* Uma necessidade não satisfeita gera tensão * O que estimula a Vontade do Indivíduo * Esta Vontade desencadeia uma busca de metas específicas * O Alcance das metas gera satisfação da necessidade * Conseqüente redução da Tensão.
Assim, quando os funcionários trabalham com afinco em alguma atividade, podemos concluir que estão sendo movidos pelo desejo de atingir uma meta que valorizam.
Teorias Antigas sobre Motivação
Criação na década de 50. Atualmente tem sua validade questionada, porém são as mais conhecidas sobre a motivação dos trabalhadores. Temos outras abordagens mas os fundamentos são baseados nestas 03 teorias.
* Teoria da Hierarquia das Necessidades – Abraham Maslow
A medida que cada degrau é atendido o próximo passa a ser dominante.
Maslow sugere que embora nenhuma necessidade jamais seja satisfeita em sua totalidade, uma vez que substancialmente satisfeita extingue a motivação.
1. Nível Baixo
(Externos)
Fisiológicas – fome, sede, abrigo, sexo e outras necessidades corporais. 2. Segurança: Segurança e proteção contra danos físicos e emocionais. 3. Sociais: Afeição, sensação de pertencer a um grupo, aceitação, amizade 4. Nível Alto (Internos)
Estima: Fatores Internos (como respeito próprio, autonomia e realização) e fatores externos (como status, reconhecimento e atenção) 5. Auto-realização: a intenção de tornar-se tudo aquilo que se é capaz de ser. Inclui crescimento, conquista do próprio