Comportamento organizacional
Personalidade são características básicas ou de caráter que ocorrem ao longo do tempo.
Uma das principais origens da personalidade é a hereditariedade, também com grande importância segue o ambiente em que o individuo se desenvolve.
Existem quatro teorias da personalidade são elas são elas:
Teoria traços da personalidade.
Teoria psicodinâmica.
Teoria humanista.
A chamada abordagem integrativa.
Teoria dos traços.
Podemos resumir a teoria dos traços em cinco fatores que são chamados de big Five, são eles:
Extroversão, agradabilidade, consciência e estabilidade emocional e a abertura para a experiência.
A teoria dos traços se baseia em aspectos hereditários e ignora totalmente as influências dos aspectos ambientais.
Teoria psicodinâmica.
Essa teoria é baseada no trabalho do mestre Sigmund Freud, segundo Freud a personalidade é resultante da interação de três elementos o id, o ego e o superego.
O id é a fonte dos instintos e impulsos, superego é o que nós podemos chamar de consciência, é quando nós paramos para pensar se devemos ou não fazer algo, já o ego é o gerenciador dos conflitos entre o id e o superego, podemos dizer que o ego somos nós mesmos.
Teoria humanista.
Essa teoria emprega que todos os homens possuem um impulso interno, ela tem seu foco no crescimento e aprimoramento do individuo.
Abordagem integrativa.
Essa abordagem é o resultado da associação da personalidade de emoções, cognições, atitudes, expectativa e fantasias. Melhor compreendendo as teorias da personalidade e sua aplicação na organização. As pessoas são diferentes e ao mesmo tempo semelhantes e se dividem em dois grupos, introvertidos e extrovertidos, se identificando dois tipos de percepção (sentindo e intuindo) e dois tipos de julgamento (pensando e sentindo). As preferências.
Há quatro preferências básicas na teoria dos tipos e duas escolhas para cada uma delas, a combinação dessas preferências forma o tipo psicológico do individuo.