Lei de ohm
Introdução
Esse relatório tem como fundamento a observação dos resistores, a sua composição e o seu comportamento em diversas situações. Com a utilização de equipamentos adequados que nos possibilitam fazer as medidas corretamente, observaremos o comportamento para cada resistor quando inserido nele uma diferença de potencial, ou seja, uma corrente elétrica inserida no sistema.
O objetivo é mostrar na prática o que afirma a Lei de Ohm. Teoria
A primeira lei de Ohm estabelece que a razão entre a diferença de potencial e a corrente elétrica em um condutor é igual a resistência elétrica desse condutor. A diferença de potencial é o que conhecemos como tensão. Essa lei foi assim designada em homenagem ao seu formulador, o físico alemão Georg Simon Ohm.
ou
onde: é a diferença de potencial elétrico (ou tensão, ou ddp) medida em volt (V); é a intensidade da corrente elétrica medida em ampère (A) e é a resistência elétrica medida em ohm (Ω).
Corrente elétrica é o movimento ordenado de partículas elétricas num determinado corpo. A corrente elétrica é causada por uma diferença de potencial