Comportamento organizacional
As decisões eficazes são frutos do conhecimento do administrador. Vivemos em uma sociedade em constante mudança, que obriga as organizações a enfrentar novas situações, apresentando oportunidades para as empresas, fazendo com que o administrador esteja bem-informado e sempre procurando ter novas ideias para competir com a concorrência.
Questão 2)
As atividades que gostamos de realizar, de modo geral, nos trazem um certo conforto, uma certa “alegria” de realizarmos. Por exemplo, uma criança brincando o dia inteiro, um jovem que goste de estudar (por mais raro que isso seja), um trabalhador no ambiente/atividade de seus “sonhos”, são atividades (de lazer ou não) que te trazem um retorno psicológico positivo.
É claro que ninguém vai, por exemplo, estudar irritado e, no momento em que termina seu estudo, sair de sorriso aberto. Mas o ato de realizar tal tarefa traz uma sensação de bem-estar.
Por outro lado, uma criança que tenha que, um jovem que tenha que lavar a louça e um trabalhador que está num ambiente que ele não planejou/não gostaria de estar, vai realizar tais tarefas com um certo desconforto, pois aquilo não o traz o tal “retorno psicológico positivo”.
Questão 3)
A primeira coisa que me vem a cabeça ao falar de “incentivo” para seus funcionários é a palavra “salário”. A empresa deve ter condições para pagar um salário digno a seus funcionários. O homem é um ser consumidor, que vê num bom salário um incentivo para trabalhar.
Outro critério, seria uma interação humana no ambiente de trabalho. Respeito entre colegas e chefia, chefes com capacidade de delegar tarefas, mostrá-los a melhor maneira de como realizá-las, motivar seus funcionários e resolver possíveis conflitos interpessoais. A chefia sempre deve estar aberta a corrigir falhas na empresa, averiguar as melhores formas de aumentar a produtividade de seus funcionários e, acima de tudo, valorizá-lo. Um trabalhador que sabe que é valorizado irá procurar uma forma de continuar