Comportamento organizacional
O comportamento Organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que individuos, grupos e a estrutura tem sobre o comportamento dentro das organizações com o próposito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional.
Em uma definição resumida, podemos dizer que comportamento Organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como este comportamento afeta o desempenho das empresas. Como este estudo esta voltado especificamente para situações relacionadas ao emprego, enfatiza-se o comportamento relativo a funções, trabalho, absenteísmo, rotatividade, produtividade, desempenho humano e administração.
Existe uma concordancia crescente de opiniões sobre os componentes ou tópicos que constituem a área de estudos do comportamento organizacional. Embora haja alguma controvérsia sobre a importância relativa de cada um dos tópicos do comportamento organizacional, é consenso que ele inclui componentes básicos como motivação, comportamento e poder de liderança, comunicação interpessoal, estrutura e processo de grupos, aprendizado, desenvolvimento de atitudes e percepção, processos de mudanças, conflitos, planejamento do trabalho e estresse no trabalho.
O estudo do comportamento organizacional é uma ciência aplicada que se apóia na contribuição de diversas outras disciplinas comportamentais. As áreas predominantes são a psicologia, sociologia, a psicologia social, a antropologia e a ciência politica.
➢ Psicologia: É a ciência que busca medir, explicar e, algumas vezes, modificar o comportamento dos seres humanos e animais. Os psicologos dedicam-se ao estudo e ao esforço de compreender o comportamento individual. Os cientistas que contribuem nesta área de conhecimento são os que estudam as teorias relativas ao processo de aprendizagem e a personalidade, os psicólogos clínicos e, principalmente, os psicólogos organizacionais e industrias.
➢ Sociologia: Enquanto