Relatório de pratica - condutividade
RELATÓRIO DE PRÁTICA – QUIMICA TECNOLÓGICA
CONDUTIVIDADE DOS MATERIAIS
ALUNOS:
IGOR CARDOSO
IGOR NASCIMENTO
IVAN DOS LYRIOS
TÁRICA CHAVES DA SILVA
Salvador – BA
2010
[pic]
UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS
DISCIPLINA: QUÍMICA TECNOLÓGICA
CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA / COMPUTAÇÃO TURMA: 2010.1
DATA DE REALIZAÇÃO DO EXPERIMENTO: 27/04/10
ALUNOS:
IGOR CARDOSO
IGOR NASCIMENTO
IVAN DOS LYRIOS
TÁRICA CHAVES DA SILVA
OBJETIVO
Constatar na prática que algumas substâncias são formadas por moléculas polares e outras por moléculas apolares.
Verificar a solubilidade de alguns compostos, constatando que a natureza iônica, polar ou apolar, de uma substância influi na solubilidade em determinados solventes.
Verificar e relacionar a propriedade de condutividade dos materiais com a sua natureza.
INTRODUÇÃO TEÓRICA
A condutividade elétrica dos materiais que é usada para especificar o caráter elétrico de um material está baseada no fato de os elementos possuírem a última camada eletrônica instável, ou seja, os elétrons da sua camada de valência têm grande facilidade de se deslocar ente os átomos vizinhos.
Ela é responsável por grande parte das aplicações de materiais metálicos e semicondutores. O entendimento de modelos microscópicos que reproduzem certas características é um passo importante para o entendimento dos materiais.
Materiais sólidos exibem uma espantosa faixa de condutividades. De fato, uma maneira de classificar materiais sólidos é de acordo com a facilidade com que conduzem uma corrente elétrica; dentro deste esquema de classificação existem 3 grupamentos: condutores, semicondutores e isolantes. Metais são bons condutores, tipicamente tendo condutividades da ordem de 107 (Ω-m)-1. No outro extremo estão os materiais com muito baixas condutividades, situando-se entre 10-10 e 10-20 (Ω-m)-1; estes são os isolantes elétricos. Materiais com condutividades intermediárias,