Atps economia
"Minha Casa" eleva procura e os preços de terrenos nas periferias das cidades
“SÃO PAULO – O programa habitacional do Governo “Minha Casa, Minha Vida” (MCMV) está valorizando os preços dos terrenos em regiões periféricas de grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro. A falta de espaço nas regiões centrais, a busca pelos compradores de baixa renda e a possibilidade de ampliar a infraestrutura para regiões que ainda estão carentes delas explicam o aumento da procura desses locais e a elevação do preço.
Para o vice-presidente de Assuntos Condominiais do Secovi Rio (Sindicato da Habitação do Rio de Janeiro), Leonardo Conde Villar Schneider, o programa aqueceu o mercado imobiliário. “O que gerou um aumento de preço, de demanda, da procura por imóveis”, afirma. A facilidade de financiar a casa própria por meio do MCMV atraiu os brasileiros das classes D e E é um dos motivos que aumentou a procura por terrenos em regiões de periferia.
No Rio de Janeiro, Schneider explica que esse público influenciou as construtoras a investirem nessas regiões. “Antes, você não tinha lançamentos na periferia, com o 'Minha Casa, Minha Vida', passou a ter”. E essa procura elevou de 30% a 40% o valor dos terrenos da periferia carioca nos últimos 15 meses, contabiliza Schneider.
Em São Paulo também é possível verificar aumento nos valores dos terrenos nas regiões periféricas após o lançamento do programa habitacional. “Esses terrenos eram abandonados, sujeitos até as invasões clandestinas. Hoje tem um pouco mais de demanda”, analisa o presidente do Secovi-SP, João Crestana. Apesar disso, ele acredita que o aumento não permite ainda