Comportamento organizacional
O reconhecimento da importância do desenvolvimento das habilidades interpessoais dos executivos esta relacionada com a necessidade das organizações, e garanti um ambiente mais agradável, facilita a contratação e a manutenção de pessoas qualificadas.
O que fazem os executivos
Os executivos atingem seus objetivos por meio do trabalho de outras pessoas. Eles tomam decisões, alocam recursos e dirigem as atividades de outros com o intuito de atingir determinados objetivos, trabalham em organizações que é uma unidade social composta por duas ou mais pessoas, conscientemente coordenada, que funciona de maneira contínua com um objetivo comum, a organização pode ser com ou sem fins lucrativos.
Funções dos executivos: planejamento ( estratégia para atingir a meta), organização (quais são as tarefas e como realiza-las), liderança (coordenar, motivar, eficiência na comunicação e resolução de conflitos) e controle (monitorar, comparar e corrigir se necessário o desempenho da organização). Além dessa funções segundo os estudos de Henry Mintzberg outro papel desempenhado pelo executivo é o de ligação, é o contato com os fornecedores de informação que pode ser indivíduo ou grupo interno ou externo, as informações obtidas são transmitida aos demais membros da organização, porta-voz, quando representam suas empresas em eventos externos, e papéis de Decisão, quando no papel de empreendedor supervisionam novos projetos para a melhoria do desempenho, como dispõe de recursos, são responsáveis pela obtenção dos recursos físicos, humanos e financeiros e negociam.
Robert Katz identifica três competências essenciais:
Habilidades Técnicas – capacidade de aplicar conhecimentos ou especialidades específicas.
Habilidades Humanas – capacidade interpessoal, compreendendo-as, tanto individualmente como em grupos.
Habilidades Conceituais – a capacidade mental para analisar e diagnosticar situações complexas.
O comportamento