Comportamento organizacional
1. Qual a diferença entre grupo e equipe?
Muitos autores não distinguem grupo de equipe de trabalho. Na opinião de Wagner III e Hollenbeck, “grupo é um conjunto de duas ou mais pessoas q interagem entre si de tal forma que cada uma influencia e é influenciada pela outra”. Equipe para eles, é um tipo especial de grupo em que, entre outros atributos, evidencia-se elevada interdependência na execução das atividades.eles ainda assinala que na equipe, os membros são responsáveis pelo desempenho de funções diferentes que “aptidões, conhecimento, experiência e informação se distribuemde forma desigual” entre os integrantes.
2.Identifique as vantagens do trabalho em equipe, do ponto de vista da psicologia.
Melhor tratamento das informações, redução da ansiedade nas situações de incerteza, maior geração de ideias, interpretação mais flexível dos fatos e situações, maior probabilidade de evitar erros de julgamento, simplificação da supervisão, simplificação das comunicações interpessoais, fidelidade às decisões tomadas, maior aceitação das diferenças individuais, melhor aproveitamento das potencialidades individuais, maior chance de sucesso para ações complexas.
3. Quais os possíveis aspectos negativos do trabalho em equipe?
Inibição do exercício da pericia: O reconhecimento da pericia constitui sinal de maturidade.
Criação da cultura de “consenso obrigatório”:
Essa situação conduz a decisões forçadas, com supressão de discordância de minorias ou peritos.
Redução excessiva da supervisão: Supervisores que adquirem demasiada confiança no trabalho de suas equipes acabam por se distanciar dos acontecimentos, comprometendo suas percepções e conhecimentos do cotidiano organizacional.
Radicalização em torno de decisões tomadas:
A adesão à decisão tomada em equipe chega a ser tão forte que, mesmo constatada sua inadequação, torna-se difícil revertê-la.
Sentimento de identidade excessivo: Um forte sentimento de identidade pode dificultar a aceitação de