Comportamento organizacional
Comportamento Organizacional
Disciplina: Comportamento Organizacional
CAMPINAS
2013
Introdução
Independente do ramo de atividade das empresas privadas/publicas possui como principal núcleo e patrimônio, as pessoas que as constroem formas, cultura e conceito.
Toda empresa tem sua missão, valores e própria cultura. Algumas influenciam o mercado por sua ousadia e inovação, criam diretrizes, novas tendências no modo de fazer gestão de pessoas, alcançar resultados, bem como indicadores para que sejam transformados em referências. Toda essa influência tem diretamente seus impactos nos comportamentos do Capital Humano, que inserido numa sociedade, também é um influenciador dos comportamentos desta.
O Comportamento Organizacional possibilita também mapear os profissionais que necessitam de aperfeiçoamento e capacitação em alguns quesitos, como também identificar aqueles que se destacam em suas funções. Essa visão de maneira sistematizada garante o amadurecimento e como será o melhor aproveitamento das competências de ambos.
A mudança organizacional necessariamente em um contexto de interações sociais humanas que constituem através da comunicação. Estas interações produzem as estruturas e ações que as pessoas conhecem como realidade. A mudança é um processo recursivo de construção social, no qual novas realidades são criadas, sustentadas e modificadas no processo de comunicação (Ford e Ford, 1995).
A organização e divisão de tarefas em equipe são fundamentais, além da comunicação eficaz e a pró-atividade dos membros da equipe para resolução de problemas. Por isso o papel do líder é fundamental neste contexto, pois é ele que motiva, compromete e envolve os membros da equipe de forma a buscar a sinergia, valorizando a cooperação e o comprometimento de todos no alcance das metas organizacionais.
Um bom líder possui além do conhecimento e habilidade técnica, a inteligência emocional capaz de administrar