Contabilidade
É uma atividade que a cada dia atrai maior número de profissionais. Exige constante aprimoramento. Trata-se de uma especialidade desenvolvida pelas grandes empresas de auditoria como forma de proteção aos riscos de suas atividades operacionais. Além de ser uma forma de controle dos procedimentos internos, essas empresas viram nesse conhecimento uma oportunidade e passaram a oferecer esse trabalho aos seus clientes. Estudos apresentam boas razões para que um estudante se dedique a essa especialidade contábil. O salário é uma delas. Segundo uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, o salário para um novato está situado entre 30 a 60 mil dólares por ano, podendo chegar a mais de 100 mil dólares, com base em desempenho e na experiência em realização de investigações sobre fraudes. O perito pode ser contratado pelas partes litigantes, ou pode ser nomeado pelo juiz. A NBC T 13 – DA PERÍCIA CONTÁBIL, define perícia como: “o conjunto de procedimentos técnicos, que tem por objetivo a emissão de laudo sobre questões contábeis, mediante exame, vistoria, indagação, investigação, arbitramento, avaliação ou certificação”.
Embora nesse trabalho nos concentremos na área contábil, há diversas áreas do conhecimento que utiliza a perícia. Nesse item vamos fazer breve investigação sobre os diferentes procedimentos periciais exercidos pelo perito-contador.
2.4.1. Exame
O bom exame pericial envolve examinar minuciosamente os livros, registro das operações, e quaisquer outros documentos que serviram de base para a escrituração contábil.
Quando ocorrem os fatos contábeis, a primeira ação tomada é a escrituração de tais fatos. Por isso então, nada mais coerente que, diante de uma perícia contábil, o exame dos lançamentos geralmente é uma das primeiras ações tomadas pelo perito contador.
São muitos os livros usados na escrituração contábil. Vai depender do regime tributário que a empresa está enquadrada, porém merecem destaques o livro