Comportamento organizacional
Segundo Robbins (2005, p. 6), “O comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional.”, para o autor aborda o assunto de maneira direta, para ele o objetivo das organizações é a busca pela eficiência e o papel do executivo ou administrador é manter os funcionários de destaque independente do mercado de trabalho, trabalhando para a empresa. Ele destaca que bons salários e benefícios não são garantia que as pessoas não mudem de emprego, mas o bom relacionamento interpessoal pode segurar os empregados de destaque trabalhando na organização.
Wagner & Hollenbeck é um campo de estudo voltado a prever, explicar, compreender e modificar o comportamento humano no contexto das empresas.
Os autores afirmam que Comportamento Organizacional é um estudo continuo, numa visão ampla, deixando evidente o valor do individuo tem para com as organizações dando um resultado satisfatório no ambiente de trabalho.
QUADRO COMPARATIVO
SISTEMA ABERTO SISTEMA FECHADO
Troca energia e materiais com o ambiente Não troca energia nem matéria com o ambiente
Definido pela forma Definido pelo conteúdo
Seres vivos, sociedades, empresas Objetivos Físicos
Conserva ordem, informação, memória Conserva matéria, energia
Complexidade e sinergia aumentam Entropia sempre aumenta
Sistema aberto é aquele que interage com o ambiente adaptando-se ás mudanças ambiental. O sistema aberto compete com outros sistemas, o que não ocorre com o sistema fechado.
Sistema fechado é autônomo, excluído e isolado do mundo, sem receber suas