A linguagem escrita na educação infantil
Elaine Bezerra Dos Santos [1]
Resumo
O presente pôster resulta de uma pesquisa realizada a partir dos estudos abordados na Pós-graduação em Supervisão e Inspeção Escolar pela UNIASSELVI /Instituto Passo 1. O objetivo desse trabalho é refletir acerca da importância da linguagem escrita na educação e na formação da criança enquanto ser produtor de cultura.
Entendemos que a linguagem é um dos principais instrumentos de interação social. Partindo desse pressuposto, é válido dizer que o trabalho com a linguagem escrita em diversos níveis, é de suma importância na educação infantil.
Palavras-chave: Linguagem escrita. Educação. Formação. Educação infantil.
1 INTRODUÇÃO
A língua escrita é um objeto de uso social e um dos principais elementos com os quais as crianças interagem com o mundo. A criança, desde muito cedo, se interessa pelo funcionamento da linguagem escrita. Elas, numa tentativa de intervir e comunicar-se com o mundo, começam a formular hipóteses para explicar o funcionamento desse sistema de signos e desejam dele se apropriar.
Crianças que ainda não dominam o sistema da escrita alfabética brincam imitando a escrita dos adultos, criando histórias e desenhos. A escrita, ou ainda, o desenho, no universo infantil, é uma forma de linguagem que permite a criança expandir sua visão enquanto ser humano e expresse seus sentimentos, fantasiando e interpretando o mundo. Porém, no processo de aquisição da linguagem escrita, a criança passa por fases e o desenho tem papel fundamental, vejamos o que Moreira diz a este respeito:
Porque o desenho é para a criança uma linguagem como o gesto ou a fala. A criança desenha para falar e poder registrar a sua fala. Para escrever. O desenho é a sua primeira escrita. Para deixar a sua marca, antes de aprender a escrever, a criança se serve do desenho. (MOREIRA