Comportamento organizacional
Universidade Anhanguera – UNIDERP
Centro de Educação a Distância
Curso Superior Tecnologia em Marketing
Atividade Avaliativa – ATPS
Técnicas de Negociação
Tutor a distancia. Karem Grubert Rojas
Inrodução ao Comportamento Organizacional
Devido às constantes mudanças às quais o mundo vem passando como a globalização, os avanços tecnológicos, científicos e biológicos, as pessoas e as organizações têm sofrido na adaptação. O estudo do comportamento organizacional tenta entender as falhas e acertos dos seres humanos e das organizações.
As pessoas são essências para determinar o sucesso ou fracasso das empresas, porque uma empresa não se faz só por valores e produção, mas sim por quem trabalha nelas, e o que as direcionam na busca desse resultado é o comportamento. Segundo pesquisas recentes, a maior causa de despensa no trabalho é o comportamento do funcionário dentro das empresas, o desafio é tentar compreende-lo e modificá-lo através do estudo do comportamento organizacional.
O comportamento varia de acordo com a personalidade da pessoa, que é formado ao longo da vida e se expressa através de atitudes e percepções da realidade, a organização também exige um comportamento a ser seguido, com normas e recomendações de conduta. Saber perceber o comportamento do outro e modificá-lo para usá-lo de acordo com os interesses da empresa é o papel do líder.
O líder é fundamental na formação, orientação e auxilio das equipes, não basta colocarem pessoas juntas para ser ter uma equipe produtiva, é preciso ter interação entre os membros e comunicação fluente para compartilharem informações e experiências. É preciso ver a organização por uma visão sistêmica, ou seja, os setores como um subsistema inter-relacionado, onde todos dependem uns dos outros, formando uma vantagem competitiva.
A eficácia é o resultado do trabalho em equipe, com ações sinérgicas, onde cada componente traz informações para o outro, contribuindo para o todo. É