Comportamento Organizacional
Os fatores que influenciam o comportamento organizacional, são os fatores internos e externos. Os fatores internos são os que ocorrem dentro da organização, e os externos são os que ocorrem fora da organização.
Dentro do comportamento organizacional existe uma relação funcioanal na qual se divide em duas variáveis, são elas variáveis ambientais que também são chamadas de variáveis independentes e as variáveis técnicas administrativas, também chamadas de dependentes.
Existem também no comportamento de uma organização o clima organizacional e a cultura organizacional. O clima organizacional é a percepção coletiva que as pessoas tem de uma determinada organização, e essa percepção varia de acordo com o ponto de vista de cada colaborador sobre as politicas, normas e condutas da empresa, ou seja, essa percepção pode ser boa ou ruim e vai depender da interpretação pessoal das pessoas.
A cultura organizacional é o conjunto de valores, crenças, rituais e normas que uma determinada empresa adota. Através desse conjunto, a cultura organizacional controla a maneira como os indivíduos interagem entre si dentro do ambiente, bem como clientes, fornecedores e outras partes interessadas existentes fora dos limites da empresa.
Os gestores devem ser líderes carismáticos, democráticos, e assim como todos os funcionários, possuir habilidades motoras e cognitivas. São responsáveis por manter o seu grupo de trabalho unido aos princípios da empresa. O administrador não deve ver a liderança como apenas um cargo superior aos outros cargos, mas deve ver como uma forma de motivar os seus subordinados a executarem melhor as atividades. Sendo o gestor o responsável pelo processo de contrato, ele realiza vários estudos sobre as qualidades profissionais de um certo indivíduo que