comportamento organizacional
As informações contidas aqui tem o objetivos de elaborar de uma proposta argumentativa para promover a qualidade de vida no trabalho dessa organização, com um enfoque biopsicossocial a partir do diagnóstico organizacional, os textos foram elaborados de acordo com as etapas propostas e os artigos disponibilizados e pesquisados.
Na etapa um o objetivo era conhecer o conceito de trabalho nas sociedades contemporâneas e sua influência sobre a motivação, satisfação e produtividade dos trabalhadores. Para isso foram lidos os artigos Os sentidos no Trabalho, Trabalho e subjetividade, uma discussão possível, Identidade e Trabalho: uma articulação indispensável e Satisfação e saúde no trabalho – aspectos conceituais e metodológicos.
Na etapa dois o objetivo era o de compreender os determinantes históricos sociais que moldaram o perfil de atuação do psicólogo organizacional e a nova realidade do exercício profissional na área de gestão de pessoas. Para isso foi usado o vídeo Uma História da Psicologia Organizacional e do Trabalho em São Paulo, e os artigos O que pode fazer o Psicólogo Organizacional, Gestão de Pessoas – O novo papel dos recursos humanos nas organizações.
Na etapa três o objetivo era o de conheça o conceito de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), sua origem, evolução e abrangência através de pesquisa e do desenvolvendo de um diagnóstico organizacional. Para isso foi lido o artigo Qualidade de Vida no Trabalho: origem, evolução e perspectivas.
Na etapa quatro o objetivo era o de retomar os materiais desenvolvidos nas Etapas anteriores, e desenvolver relatório final com argumentos e sugestões de ações para promover a qualidade de vida no trabalho da organização pesquisada. Para isso foi feito uma pesquisa de campo desenvolvida dentro da empresa INBRABLINDADOS, onde dez funcionários responderam ao questionário proposto a fim de obter os resultados para a elaboração da tabela, que auxilia na elaboração de um plano organizacional dentro da empresa.