Trab M
Curso de Engenharia Civil
Matéria: Materiais de construção civil/ Materiais naturais e artificiais
Autor: Caio Henrique Neves Medina Lopes – RA: T42893-9
Relatório de pesquisa
PROCESSO LABORATORIAL DE FABRICAÇÃO DO CIMENTO PORTLAND
2015
INTRODUÇÃO
Cimento Portland é um tipo de cimento mais comum e mais utilizado na construção civil devido a sua resistência.
A obtenção do cimento Portland se dá inicialmente através do processo de queima conjunta de pedras calcárias e argila, transformando-as num pó fino. Percebeu que obtinha uma mistura que, após secar, tornava-se tão dura quanto as pedras empregadas nas construções. A mistura não se dissolvia em água e foi patenteada, com o nome de cimento Portland, que recebeu esse nome por apresentar cor e propriedades de durabilidade e solidez semelhantes às rochas da ilha britânica de Portland.
O cimento tem propriedades aglomerantes, aglutinantes ou ligantes que com mistura e em ação de água, se torna uma pasta bem homogênea podendo se definir como um pó fino ,que tem a capacidade de endurecer e conservar sua estrutura, mesmo em contato novamente com a água. De acordo com as necessidades de cada obra, torna-se uma pedra artificial podendo ganhar diversas formas e volumes diferentes. Suas características fizeram com que o concreto se torna-se o segundo material mais consumido pela humanidade, sendo superado apenas pela água.
Com diferentes adições durante a produção, se transforma em um dos cinco tipos básicos existentes no mercado brasileiro: cimento portland comum, cimento portland composto, cimento portland de alto forno, cimento portland pozolânico e cimento portland de alta resistência inicial.
APLICAÇÃO
Uma das substâncias mais utilizadas e consumidas pelo homem o cimento portland detém características que lhe são peculiares, como a forma de trabalhar e sua fácil moldagem (em estado fresco) e sua alta