Comportamento Organizacional
MARIA CRISTINA GRACIANO SUGAHARA
RA 1174861
PORTIFÓLIO –9° SEMANA - ATIVIDADE 1
Trabalho apresentado à disciplina “Comportamento Organizacional” do Centro Educacional Claretiano.
RIO CLARO – SP
ABRIL/2015
Conflitos nas organizações
Segundo Chiavenato (2004), conflito ocorre pela diferença de objetivos e interesses pessoais, e é parte inevitável da natureza humana: constitui o lado oposto da cooperação e da colaboração..
Causas dos conflitos dentro das Organizações.
As principais causas de conflito são por razões tipo competição entre as pessoas, por recursos escassos; pela divergência entre as partes;, assim como podem ser atendidos como fontes de conflito: direitos não atendidos; mudanças externas acompanhadas por tensões, luta pelo poder; necessidades individuais não atendidas; expectativas não atendidas; carências de informação, tempo e tecnologia; escassez de recursos; diferenças culturais e individuais; divergência e metas; tentativa de autonomia; obrigatoriedade de consenso; e preconceitos.
Consequências dos conflitos
Negativas: Entre outras: Quando os conflitos desviam a atenção dos reais objetivos, quando interferem na sua percepção e na socialização daqueles que entram na organização; quando favorecem a percepção estereotipada a respeito dos envolvidos. Positivas: Ajudam a equilibrar as relações de poder dentro da organização, pois qualquer episódio de conflito pode haver diferente ganhador (independentemente das percepções anteriores); Propiciam a formação de alianças com o objetivo de ganhar num conflito específico, mas também de garantir mais poder.
Exemplo de conflito: em uma equipe de funcionários, a promoção de um funcionário gera descontentamento na equipe, pois a decisão foi unilateral e sem critérios, onde a chefia imediata promove um empregado sem levar em consideração a competência técnica e habilidades