Comportamento organizacional
Sabemos que com a globalização, as organizações necessitam conduzir as suas atividades de maneira otimizada para se manterem competitivas em um mercado que se apresenta cada vez mais dinâmico, aqui mostraremos de forma simplificada referente a alguns pontos sobre o tema em analise liderança e comportamento organizacional, visando-as origens, teorias e práticas.
Texto Argumentativo
Como podemos perceber no mercado de trabalho o maior problema ainda se encontra na parte da hierarquia, onde os que estão em cargos mais altos tendem a ter um pensamento dominante sobre seus funcionários sempre subjugando-os.
Isso faz com que os funcionários de cargos mais baixos comecem a ficar contra seus superiores deixando de lado a qualidade de seu trabalho e perdendo a visão de como fazem uma parte fundamental da organização. O conflito entre empregados em uma empresa pode dar início a grande problemas dentro de uma organização desde internos (na convivência entre funcionários, qualidade de trabalho) até externos (na qualidade do produto e serviços em relação aos clientes). Esse problema em geral começa com a falta de uma avaliação sobre a personalidade de uma pessoa, para saber se ela está apta a estar em um alto nível hierárquico.
Com isso foi introduzido um método de pesquisa conhecido como “big five” para definir a personalidade de alguém a partir de dezenas de fatores específicos, que atualmente se resumem a 5 tipos específicos (Extroversão, Socialização, Conscienciosidade, Neuroticismo e Abertura para Experiência). Usando este método e conhecendo um pouco da personalidade de um funcionário torna mais fácil ajudá-lo a se adaptar ao ambiente de trabalho e tornar sua visão mais sistêmica.
O conflito entre empregados e empregadores, podem afetar a produção do mesmo, assim saindo perdendo ambas partes. Visando esses assuntos entendemos que:
O líder não tem que estar olhando somente para os lucros, e os funcionários teria que ser mais flexíveis, ou seja temos que