Custo Meta alguns aspectos M6 AR
CUSTO-META
ASPECTOS RELEVANTES
1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS
O custo-meta pode ser tratado como uma poderosa ferramenta de redução de custos, seus conceitos, princípios, objetivos, forma de se chegar ao custo-meta e para que seja possível uma melhor compreensão do assunto1.
A Metodologia do Custeio por Metas ensina que é preciso partir do preço de mercado em vez de partir do custo existente para análise de preços. Em
Países de economia controlada ou fechada o preço é determinado pelo produtor mais incompetente, isto é, o preço é uma função do custo: ao custo acrescenta-se uma margem de lucro, e esse é o preço. Os clientes acabam não tendo escolha. Numa economia aberta ou mercado globalizado em que é preciso competir com os concorrentes de classe mundial, os preços são determinados pelos produtores mais competentes. Daí a necessidade de adotar-se o Custeio por Metas.
2. ABORDAGEM TEÓRICA:
O custo-alvo precisa corresponder ao custo de produção inicialmente esperado. Pelo contrário, pode ser equivalente ao custo a ser atingido ao longo do estágio de maturidade da produção. Como derivação desse conceito, temse o custeio-meta, ou target costing, que é um método utilizado na análise de produtos e desenho de processos, envolvendo a estimativa de um custo-meta e, conseqüentemente, o desenvolvimento de um produto que atinja esse alvo.
O processo de custeio-meta inicia-se com a estimativa realizada pelo pessoal de marketing, do preço que um novo produto com características e funcionalidades específicas que terá para ser vendido e atingir uma posição significativa de mercado. A partir dessa definição mercadológica, equipes multi departamentais de produtos e fabricação se inter-relacionam para determinar o custo-meta do produto que é a soma do custo de materiais, mão-de-obra e custos com as demais atividades.
1
Custo-Meta ou Target Cost é o custo obtido pela subtração de um preço estimado (ou preço de mercado) da margem de lucratividade