Comportamento Organizacional
FACULDADE DE TECNOLOGIA
FÁBIO JORGE COSANDEY JÚNIOR
4° Gestão Noite
Comportamento Organizacional – Diversidade nas empresas (Estudo de Caso Bunge)
Osasco
2014
Sumário
Introdução 3
Histórico - Diversidade 4
Causa 7
Resultado 8
Conclusão 10
Introdução
Estudo de caso de diversidade na empresa Bunge, a mesma possui um programa específico que investe em capacitação e desenvolvimento dos profissionais com algum tipo de deficiência, mostrarei qual o histórico desse programa e como o mesmo impactou nos resultados da empresa ao longo dos anos.
Histórico - Diversidade
A integração entre os profissionais da Bunge no Brasil se tornou essencial por causa do processo de reestruturação. Com as atenções voltadas para esse tema, a empresa implantou o Programa de Gestão da Diversidade, destinado a promover a inclusão de pessoas com deficiência e reabilitados da Previdência Social e assegurar oportunidades para que desenvolvam seus talentos e potencialidades.
Na primeira etapa, o programa mapeou o ambiente físico de trabalho, realizou workshops e sensibilizou parte das lideranças em quatro unidades-piloto: Suape (PE), Jaguaré (SP), Gaspar (SC) e Rondonópolis (MT). Outros 64 líderes participaram de capacitação e firmaram o compromisso de atuar como multiplicadores, repassando o conhecimento aos demais líderes e colaboradores de suas unidades. Em 2010, nenhum caso de discriminação foi registrado tanto em relação à diversidade como no tocante aos direitos humanos ou de violação dos Direitos dos Povos Indígenas.
A empresa também realizou cursos específicos sobre direitos humanos para 272 colaboradores das usinas. No total, foram 3.936 horas de treinamento em políticas e procedimentos relativos a aspectos de direitos humanos relevantes para as operações da companhia. No próximo ano, a meta é estender esses treinamentos para toda a empresa.
A Bunge Brasil assume o compromisso de respeitar e de propiciar o desenvolvimento das mulheres e dos homens que