Comportamento organizacional
A imagem apresentada indica uma falta de comunicação, conhecimento e planejamento das lideranças das equipes de trabalho, que resultou uma série de erros e prejuízos para a organização e para os funcionários.
Uma liderança ineficiente não estimula resultados positivos e perspectiva de crescimento coletivo, acaba cultivando o individualismo.
Ao iniciarmos uma atividade devemos fazer uma análise prévia do projeto, planejar a execução e treinar a equipe de trabalho, capacitar os líderes quanto à intercomunicação para não haver divergências de informações ao ser passadas a equipe.
Para tornar uma equipe vencedora é imprescindível uma liderança eficaz que seja compreensiva, carismática, sincera e humilde. O líder tem a importante função de motivar seus colaboradores a alcançar novos objetivos. Com uma orientação eficaz e incentivadora a equipe percebe a importância do coletivo e não apenas do individual. As equipes vencedoras equilibram os egos, treina intensamente o reconhecimento, incentiva, com firmeza, a satisfação de todos, zela pela paz e aposta no respeito e na transparência.
Contudo, essas boas práticas estimulam o autodesenvolvimento e a busca por novos conhecimentos e crescimento individual e coletivo que desencadeiam ideias para gerar lucros, crescimento contínuo e motivador que sempre procuram inovar, melhorar e ampliar as vitórias individuais e do grupo.
Portanto, o incentivar o trabalho em equipe, é uma questão de sobrevivência que exige dedicação e persistência, e o resultado geral conquistado nas atitudes gera o progresso de cada um.
Motivos de fracasso de lideranças
As organizações estão em frequente mudança, que são inevitáveis e necessárias para inovar a gestão da liderança e o comportamento das pessoas no ambiente de trabalho.
Saber lidar com acontecimentos emergenciais e imprevistos que geram incertezas ao plano de mudanças é o caminho para obter resultados positivos. A liderança utiliza a