Nenhum de nos
A manutenção dos recursos hídricos e da diversidade biológica depende de iniciativas de recuperação de parte das áreas naturais que foram suprimidas e da implantação de estratégias que aliem modelos de produção à conservação dos recursos naturais. O primeiro passo para viabilizar estas iniciativas é capacitar “agentes de restauração” na formação de mudas, implantação e manutenção de viveiros florestais e agroflorestais. Estas são questões práticas abordadas no “Curso de Viveiros e Mudas” a ser realizado em parceria com o Centro de Pesquisa e Educação para a Conservação da Biodiversidade (CEPEB) na Reserva Natural Vale, em Linhares – ES.
Público: Produtores rurais, estudantes, técnicos em meio ambiente, agrícolas e florestais de nível médio, extensionistas e demais profissionais responsáveis pela produção de mudas, implantação e manutenção de viveiros.
Carga-horária: 24 horas
Data: 07 a 09 de junho de 2013
Temas tratados
Planejamento de viveiros
Abordagem de diversos tipos de construções de viveiros, dos modelos mais simples a sistemas com altas produções, atentando para temas como: capacidade produtiva, localidade, inclinação, fonte de água, materiais de construção, etc.
Uso de materiais e equipamentos na produção de mudas
Apresentação de materiais e equipamentos necessários para a produção das mudas bem como sua utilização, sendo muitos destes utilizados na aula pratica.
Parâmetros de qualidade das mudas
A qualidade das mudas é fator primordial para um mercado cada vez mais exigente. Além de tudo, o manejo no cotidiano do viveiro pode ser definido pelos estágios de qualidade conforme a espécie a ser cultivada.
Técnicas de coleta de sementes
Apresentação de técnicas de coleta de sementes (identificação e marcação das matrizes até as coletas feitas por escaladas), bem como o armazenamento e a qualidade de sementes.
Formação de mudas
Técnicas de quebra