Comportamento organizacional
Segundo (PEREIRA), COMPORTAMENTO: É, no geral, qualquer ação observável inserida num sistema; e o que mais visamos ao estudar Comportamento Organizacional não é tanto o que as pessoas fazem, mas mais o que exprimem.
Segundo o mesmo autor, ORGANIZAÇÃO, não é nem o edifício, nem as máquinas, nem os estatutos, nem o sistema de contabilidade, mas, muito humanamente, as pessoas que trabalham em conjunto. É este foco nas pessoas que define o seu campo de observação e intervenção. A partir deste foco que encontraremos nas entidades as seguintes características: são sistemas de pessoas que visam realizar um propósito mediante estruturas e funções diferenciadas, coordenadas e dirigidas.
ORLINDO GOUVEIA PEREIRA 2004
Estuda o indivíduo ou um grupo de indivíduos dentro de uma organização, saber o comportamento e identificar as várias personalidades individuais, garante a empresa ou organização meios e mecanismos que possam motivar, incentivar, estimular e criar um ótimo ambiente de trabalho para aumentar a produtividade, diminuir as faltas e automaticamente aumentar a qualidade no que se produz.
Passo 2 Orlindo Gouveia Pereira 2004
Definição de comportamento organizacional
O comportamento organizacional tem por objetivo fazer com que ambos os lados funcionem perfeitamente em uma só estrutura: organização e indivíduo, gerando – desta maneira – um bom relacionamento entre os grupos, motivação entre os componentes e por conseqüência, uma maior qualidade de atendimento ao cliente interno e externo, aos fornecedores e maior produtividade.
É um grupo de ações imediatas, de funcionamento dinâmico e persuasivo que busca unir questões e ideais a serem cumpridos, fazendo com que a empresa seja mais ativa nos negócios, na gerência de seus funcionários e na gestão de vendas em geral.
VECCHIO E WAGNER & HOLLENBECK,