Gestão democrática
CAPÍTULO I: A construção do Projeto Político Pedagógico para o fortalecimento da gestão democrática.
1.1 Gestão escolar: Os ventos da mudança
Para compreender o que é e como funciona a gestão democrática, faz- se necessário voltar o olhar para as mudanças que vêem ocorrendo na sociedade. Porém a mudança mais significativa é a maneira como vemos a realidade e como dela participamos, estabelecendo sua construção. Observa-se cada vez mais o desenvolvimento da consciência de que somente com a participação e o envolvimento de todos é possível à adoção de concepções e práticas que determinarão os novos rumos que devemos seguir. Tomando ou não a consciência de que se trata de gestão democrática e que sua prática efetiva dará novos rumos a educação e, portanto a sociedade de um modo geral torna-se imprescindível que ela aconteça em seu sentido mais amplo. Do contrário ocorrerá a estagnação o que fadaria a sociedade a um fracasso sem precedente na história.
Tendo em vista as constantes mudanças e os grandes desafios para não somente percebê-las, mas ser agente participativo no processo de transformação, conhecer as reais necessidades da escola para poder buscar parceiros certos na sociedade, pode ser o grande diferencial entre a escola que prepara para a vida e a que prepara na vida, comprometida com seus ideais. A escola que se preocupa apenas em preparar os alunos se distancia e exclui da própria vida uma vez que crianças, jovens e adultos se afastam um pouco do dia a dia para aprender, trocar experiência, fantasiar. Como pensar em educação escolar dissociada da vida cotidiana?
... Ora o que importa é permitir que a escola continue a fazer o que sempre fez: ensinar. Não se trata de regressar a soluções passadas, irrecuperáveis, perdidas na inexorável passagem do tempo. Trata- se de salvaguardar e de dar continuidade à missão fundamental que explica e justifica a própria existência da