Comportamento organizacional
1 - COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
1.1 Definição de Comportamento Organizacional Comportamento organizacional consiste no estudo dos comportamentos dos indivíduos e dos grupos nas organizações, bem como a estrutura e o comportamento das próprias organizações.
2. Finalidade “O Comportamento Organizacional é o campo de estudo orientado no sentido do desenvolvimento de uma melhor compreensão do comportamento e do uso de tal conhecimento para auxiliar as pessoas a serem mais produtivas e a sentirem-se mais satisfeitas no contexto de uma organização” [Mitchell e Lanson].
1.3 Comparação das definições sobre o Comportamento Organizacional
Daniel Goleman defende que o comportamento organizacional está relacionado a Inteligência emocial.
A inteligência emocial está relacionado a habilidade de motivar a sí mesmo e persistir mediante a frustações, canalizar emoções, motivar pessoas, etc.
Daniel Golemam mapea a Inteligência Emocional em cinco áreas de habilidades: 1. Auto Conhecimento Emocional – Reconhecer um sentimento enquanto e ocorre; 2. Controle Emocional – Habilidade de lidar com seus próprios sentimentos, adequando-os para a situação; 3. Auto-motivação - dirigir emoções a serviço de um objetivo é essencial para manter-se caminhando sempre em busca. 4. Reconhecimento de emoções em outras pessoas; 5. Habilidade em relacionamentos inter-pessoais.
Howard Gardner defende a teoria das Inteligências Múltiplas que se baseam em três propósitos básicos:
A primeira define que as pessoas não são iguais – Não possuem mentes iguais.
A segunda é uma decorrência da primeira: o processo de educação funciona com mais eficácia se as diferenças forem levadas em consideração e não ignoradas.
A terceira diz que, no nivel teórico, não é possível tratar as pessoas baseado numa dimensão única de inteligência. Conforme Gardner o conceito de inteligência defini-se como “ a habilidade de resolver