Comportamento organizacional
Falaremos um pouco sobre comportamento organizacional e as áreas que esta matéria abrange.
O comportamento organizacional é o estudo que avalia o comportamento dos indivíduos e a forma como cada um deles se portam diante de situações variadas, com o propósito de utilizar este conhecimento pra melhorar a eficácia organizacional.
Sabemos que cada indivíduo tem seus traços de personalidade distintos, que podem ser positivos ou negativos, sendo eles avaliados individualmente e também em grupo, ou seja, como cada um demonstra seu modo de se portar sozinho, também chamado de relacionamento pessoal e como este mesmo individuo demonstra sua personalidade em equipe, também conhecida como relacionamento interpessoal.
Com muito estudo foi elaborada uma teoria conhecida por BIG FIVE, onde se concentram os cinco principais fatores da personalidade, que são: extroversão, agradabilidade, consciência, abertura á experiências e estabilidade emocional. Esta teoria foi criada por Ernest Tupes e Raymond Christal em 1961, mas só recebeu importância acadêmica em 1980. Em 1990, L.M. Digman avançou em seu modelo de cinco fatores de personalidade, e que Goldberg estendeu a um nível mais elevado de organização. Esta teoria resume em cinco fatores a maioria dos traços de personalidade existentes.
Sabemos também que não tem como se afirmar com exatidão a personalidade de um individuo, pois esta pode ser modificada por vários fatores. Podemos usar como exemplo
Uma empresa conceituada que tem sua própria cultura, regras, estrutura e que seja reconhecida pelo mundo todo por sua qualidade e inovação, esta empresa tem um planejamento especifico para manter seu padrão no mercado, sendo assim ela necessita que seus funcionários sejam disciplinados, organizados, capacitados e comprometidos, portanto as pessoas que entrarem para este quadro de funcionários terão que se adaptar ao perfil exigido pela empresa. Se um funcionário recebe uma promoção, isto fará com que