Comportamento organizacional
As constantes e progressivas mudanças na sociedade do mundo actual levam a que, cada vez mais, a qualidade nos serviços e o alto desempenho das organizações sejam um motivo de preocupação por parte dos seus gestores. A crescente preocupação em dar resposta às necessidades dos clientes, em enfrentar a concorrência e acima de tudo em se manterem actualizados face às constantes mudanças do mercado socioeconómico, requer competências humanas de alto grau de refinamento por parte dos seus gestores.
Compreender todo o ambiente envolvente das organizações é fundamental para o sucesso das mesmas na medida em que permite aos profissionais, designados para o efeito a possibilidade de planear, organizar e a actuar de forma a se adaptarem a ambientes cada vez mais dinâmicos e competitivos.
A compreensão do comportamento dos seus colaboradores, quer a nível individual ou em grupo, constitui umas das bases fundamentais para que o gestor lhes possibilite melhores condições e consequentemente, conduzam a melhores resultados por parte dos mesmos, contribuindo para o sucesso da organização.
Ao longo deste trabalho vamos focar-nos no campo de estudo do comportamento organizacional. Este campo visa sensibilizar a importância de aspectos que afectam o comportamento das pessoas no seu local de trabalho, individualmente ou em grupo, como os valores, percepção, aprendizagem, o papel de cada indivíduo dentro de um grupo, a sua personalidade e motivação, não esquecendo o tipo de organização onde estão inseridos.
É no entanto importante salvaguardar que embora o estudo do comportamento humano no trabalho seja um processo sistemático e rigoroso é necessário ter em consideração que as pessoas são diferentes, o que leva a que sejam tomados em consideração certos factores situacionais, ambientais e até mesmo genéticos que contribuem para o comportamento de cada uma dessas pessoas.
Conclusão
Este trabalho teve como tema o Comportamento Organizacional focando de