Comportamento organizacional
É notável que nos dias de hoje, temos alguns profissionais com características de “Sísifo”, são aqueles que de alguma forma usam atalhos (na maioria das vezes impróprios), para obterem vantagem e um crescimento rápido. Geralmente são pessoas ambiciosas e com alto poder de persuasão e por isso, as vezes acabam conseguindo o que querem. Para que uma organização obtenha sucesso e alcance resultados expressivos, é necessário que os colaboradores sejam capacitados e capazes de trabalharem em equipe. Pessoas com características de “Sísifo” (depois de descobertas), acabam prejudicando o desenvolvimento e o crescimento das organizações.
De modo geral, os colaboradores precisam estar aderentes a Missão, Visão e Valores da organização e ter a consciência de que mais cedo ou mais tarde as atitudes dos “Sísifos” são descobertas e as consequências geralmente são negativas.
Fórum avaliativo – Raciocínio Lógico
Quando falamos em inteligência, de imediato algumas questões vêm à tona: existem pessoas mais inteligentes que outras? As mulheres são mais inteligentes que os homens, porque possuem maior sensibilidade e guardam, por maior tempo, informações na memória? Quem é mais inteligente: um cientista ou um índio?
As pesquisas de Howard Gardner sustentam que as inteligências não são objetos que possam ser quantificados, e sim, potenciais que poderão ser ou não ativados, dependendo dos valores de uma cultura específica, das oportunidades disponíveis nessa cultura e das decisões pessoais tomadas por indivíduos e/ou suas famílias, seus professores e outros. Nesse caso, inteligência é simplesmente estudar? Os questionamentos descritos no primeiro parágrafo são válidos?
O que você pensa a respeito?
De um modo geral não há pessoas que são mais inteligentes que outras e sim pessoas com maior facilidade de aprendizado em determinadas áreas. De fato algumas pessoas têm mais aptidões do que outras para executar determinadas