comportamento organizacional
0,2 em 0,2 pontos
Ricardo Menezes é uma pessoa basicamente introspectiva, quieta e reservada e que adora trabalhar como planejador financeiro em uma grande empresa nacional. Ele, entretanto, necessita fazer algumas apresentações públicas ocasionais para aumentar a sua visibilidade na empresa assim como promover seus programas. Ricardo afirma que se tivesse que falar em público todos os dias rapidamente desistiria deste emprego. Ele acredita que consegue superar este desafio, pois acha que é capaz de fingir excitação, entusiasmo, extroversão por apenas uma hora, poucas vezes por mês. Ricardo vivencia este grande esforço emocional para suprir algumas necessidades referentes a carreira em seu meio organizacional. Desta forma, quando ele se apresenta em público pode-se concluir que ele expressa:
Resposta Selecionada:
Corretad. Emoções demonstradas.
Resposta Correta:
Corretad. Emoções demonstradas.
Feedback da resposta:
Alternativa correta: Emoções demonstradas.
Ricardo Menezes, vivencia em público as emoções requeridas pela organização e consideradas apropriadas para uma determinada tarefa. São emoções aprendidas e não inatas. Vale pensar que as emoções “sentidas”, geralmente, são diferentes das “emoções demonstradas”. Ricardo “sente” diferente do que “demonstra”.
Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos
As organizações possuem personalidades próprias, assim como pessoas. Podem ser rígidas ou flexíveis, hostis ou apoiadoras, inovadoras ou conservadoras. Uma grande empresa chilena do setor manufatureiro, possui dirigentes que incentivam que seus funcionários levem adiante “boas ideias”, assim como os fracassos são tratados como experiências de aprendizagem. Esses mesmos dirigentes se preocupam com a produtividade, mas acreditam que ela é obtida por meio de um tratamento ético ao seu pessoal. A empresa se orgulha de sua reputação de ser um bom lugar para trabalhar. As pessoas e as equipes possuem metas e bônus, e os funcionários desfrutam de