Comportamento organizacional
Especialista em liderança diz que as empresas não são desenhadas para as pessoas crescerem e se desenvolverem
Paulo Jebaili
Ser um catalisador da mudança. Essa é a essência da liderança na visão da consultora norte-americana Michele Hunt. Ex-vice-presidente de pessoas na empresa de móveis Herman Miller, onde ficou por 13 anos, Michele também passou pelo poder público, quando foi diretora-executiva do Federal Quality Institute, durante o governo do presidente Bill Clinton. Em 1995, fundou a consultoria Vision&Value, sediada em Washington, especializada em liderança, mudança e eficácia organizacional. O nome da empresa reflete os pontos básicos que, uma vez postos em prática, podem operar, segundo ela, mudanças consideráveis nas organizações e nas comunidades. Autora do livro DreamMakers (lançado no Brasil em 2002, com o título Fazedores de Sonhos, pela Qualitymark), Michele Hunt concedeu a seguinte entrevista, por e-mail, à MELHOR. Entre os aspectos abordados, a consultora diz que "os tradicionais sistemas, processos e programas de RH não são adequados ao ambiente de mudança atual".
MELHOR - Existem similaridades que permeiam as histórias de DreamMakers - Fazedores de sonhos? A propósito, o que esses líderes visionários têm em comum?
Michele - Cada história é única; cada um tem seus próprios sonhos e desafios. No entanto, aquilo que eles têm em comum é bem mais importante do que aquilo que os diferencia. Identifiquei dez características que os DreamMakers têm em comum. A mais poderosa, que transcende todas as coisas, é o modelo mental, uma atitude de que tudo é possível. E está enraizada em valores, que conferem a eles uma firmeza de propósito e orientam suas decisões e comportamentos. Mas três características todos têm:
Como veem o mundo: eles compartilham um senso de responsabilidade que vai além de suas próprias vidas, se responsabilizam pelo mundo em que vivem e são comprometidos em torná-lo melhor. Seus sonhos são grandes,