normas
Há tempo o meio ambiente vem sendo visto de forma cautelosa por certos países, tendo assim constituído tópicos de discussão em vários desses, todavia essa questão passou a ser pauta de discussão geral.
Diante desta perspectiva o presente trabalho tem por escopo enfocar a questão da poluição hídrica.
Palavra- Chave
Questão Ambiental, Marxismo, Poluição Hídrica,Educação Ambiental
1 INTRODUÇÃO
A qualidade dos ecossistemas aquáticos tem sido alterada em diferentes escalas nas últimas décadas. Fator este, desencadeado pela complexidade dos usos múltiplos da água pelo homem, os quais acarretaram em degradação ambiental significativa e diminuição considerável na disponibilidade de água de qualidade, produzindo inúmeros problemas ao seu aproveitamento.
A água pode ter sua qualidade afetada pelas mais diversas atividades do homem, sejam elas domésticas, comerciais ou industriais. Cada uma dessas atividades gera poluentes característicos que têm uma determinada implicação na qualidade do corpo receptor. A poluição pode ter origem química, física ou biológica, sendo que em geral a adição de um tipo destes poluentes altera também as outras características da água. Desta forma, o conhecimento das interações é de extrema importância para que se possa lidar da melhor forma possível com as fontes de poluição.
O trabalho a seguir tem por objetivo dar uma idéia do que são e quais são as principais fontes de poluição hídrica também com um comparativo com a perspectiva marxista.
2 DESENVOLVIMENTO
De forma genérica, a poluição das águas decorre da adição de substâncias ou de formas de energia que, diretamente ou indiretamente, alteram as características físicas e químicas do corpo d’água de uma maneira tal, que prejudique a utilização das suas águas para usos benéficos.