Comportamento Organizacional
Introdução
Mercado competitivo atualmente, esta exigindo das empresas maior controle, organização e uma nova estratégia de gestão.
O comportamento organizacional é uma ferramenta utilizada em grandes proporções neste século pelas empresas devido ao seu poder de tomadas de decisão, liderança e relacionamentos de acordo com a necessidade da corporação, detalhando o melhor desempenho de cada funcionário. Estudos realizados mostram que uma boa gestão não vem exclusivamente de salários e benefícios, mas sim, de uma gestão qualificada e um ambiente organizado.
Na década de 40, pesquisadores da área da psicologia, sociologia, psicologia social, antropologia e ciências políticas, buscaram propostas para gestão estratégica eficiente baseada em estudos minuciosos do comportamento humano em sociedade, destacando a importância das interações pessoais em um ambiente agradável, e a importância da analise interpessoal realizada para identificação de pessoas aptas ao trabalho. Esses meios apresentados são ferramentas essenciais para o gerenciamento empresarial realizado pelo executivo, que terá uma função de analisador de diferentes comportamentos individuais ou em grupo, sendo que, uma escolha satisfatória é primordial para o cumprimento das metas, produtividade e uma gestão eficiente e segura.
O comportamento organizacional
O comportamento organizacional é o reconhecimento da importância do desenvolvimento das habilidades interpessoais dos executivos. Está intimamente relacionado com a necessidade das organizações em conseguir funcionários com alto desempenho, fator crucial em um mercado de extrema concorrência. Empresas com a reputação de bons locais de trabalho – tais como Hewlett-Packard, Lincoln Electric, Southwest Airlines, Starbucks e Elektro Distribuidora de Energia – detém grande vantagem em relação às demais. Um estudo realizado sobre a força de trabalho nos Estados Unidos revelou que os salários e os benefícios adicionais não