comportamento organizacional
Caro aluno, a aula-tema 03 corresponde à Parte III do seu livro-texto, composta dos capítulos 7, 8, 9 e 10.
Inicia-se com a abordagem sistêmica, que proporciona uma visão ampla do comportamento individual. Tal abordagem foi desenvolvida por Thompson e Van Houten, que criaram o modelo de sistema aberto do homem para ajudar na compreensão do indivíduo. A partir desse modelo, eles mostram que o ser humano é resultado de seu próprio desenvolvimento, da sua aprendizagem e da interação com o meio físico e social.
Em seguida, discutem-se alguns condicionantes do comportamento humano. São eles: a personalidade, a percepção e a concepção.
Personalidade significa "o conjunto relativamente estável de características que influenciam o comportamento individual" (PLT, p. 74). Os determinantes da personalidade são considerados os aspectos hereditários e o ambiente.
Há quatro teorias da personalidade consideradas as mais comuns. A teoria dos traços afirma que, para entender o indivíduo, é necessária a divisão dos padrões de comportamento em vários traços possíveis de serem observados. Recentemente, esses traços foram reduzidos a cinco fatores, denominados big five.
• A teoria psicodinâmica, baseada nos estudos desenvolvidos por Sigmund Freud (criador da Psicanálise), apresenta o inconsciente humano como determinante do comportamento.
• A teoria humanista, cujo pesquisador de destaque é Carl Rogers, considera que a personalidade está centrada no self (eu).
• A abordagem integrativa apresenta a personalidade como resultado da associação das emoções, cognições, atitudes, expectativas e fantasias.
• Finalmente, a teoria dos tipos, a qual afirma que a combinação das preferências forma o tipo psicológico do indivíduo.
O comportamento é muito influenciado pelos processos de concepção e de percepção.Também as percepções possuem seus condicionantes, chamados pelos autores de concepções. Isto