comportamento organizacional
1. Analise o seu local de trabalho e descreva os eventos disfuncionais relacionados à organização burocrática, referenciados nesta Unidade.
Trabalho em um órgão governamental do estado do Rio de Janeiro, e, ao decorrer da leitura do material didático proposto para esta disciplina, pude identificar os seguintes eventos disfuncionais:
• Internalização e elevado apego às normas: as normas da instituição são muitas vezes seguidas sem a devida reflexão. Não raro, não se sabe de onde as ditas “normas” surgiram, nem quando, mas apenas que é subentendido sua prática corriqueira. Ao serem consultados sobre uma forma diferente e inovadora de realizar processos, grande parte dos funcionários demonstra resistência e desconforto.
• Excesso de formalização, de rotinas e de registros: este desvio confunde-se com o anterior. A excessiva formalização torna o processo moroso, criando-se um impasse no que diz respeito à eficiência de recursos.
• Resistência às mudanças, ausência de inovação e conformidade com as rotinas : produtos dos desvios anteriores. Despende-se tanta energia e tempo para amadurecer os processos, que, ao se apropriarem das atividades, os servidores mostram-se resistentes às mudanças. As pessoas nesses casos e situações acabam conformando-se com as atividades e os métodos de trabalho vigentes, desconsiderando muitas vezes a possibilidade e a necessidade de mudança.
• Despersonalização dos relacionamentos: no programa em que trabalho há mais de 20 mil beneficiários. Sua implementação demanda cooperação técnica e financeira entre duas secretarias de estado, além de demais entidades parceiras. Por sua natureza complexa, observa-se despersonalização nos relacionamentos. Atender os clientes em suas demandas específicas faz toda a diferença no impacto das ações.
• Exibição de sinais de autoridade: a própria instituição confere vantagens associadas ao cargo exercido, tais quais carros e motoristas particulares,