Comportamento organizacional
Universidade Anhanguera - Uniderp
Centro de Educação à Distância
Atividade Prática Supervisionada – ATPS
Disciplina: Comportamento Organizacional
Profª Ma. Cristiane Vinholi de Brito
Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Pindamonhangaba / SP
2011
Introdução
Este trabalho traz o conceito de Comportamento Organizacional segundo pesquisas realizadas em sites sobre o assunto, PLT sobre a matéria e também entre as comparações feitas dos escritores Andrew J. Dubrin e Ildeberto Chiavenato.
O Comportamento Organizacional é hoje dentro das organizações de extrema importância para a obtenção de resultados satisfatórios, pois é uma via de duas mãos, sendo que tendo colaboradores satisfeitos temos melhores resultados de seus trabalhos, menos afastamentos e com isso a conclusão, muitas vezes, mais rápidas de suas metas. O colaborador é uma peça fundamental para o bom funcionamento de uma empresa.
Quando falamos de eficiência e eficácia citamos Paulo Sandroni, 1996 que diz: “Fazer a coisa certa de forma certa é a melhor definição para eficiência e eficácia”.
Esta citação quer dizer, que em uma empresa é de extrema importância que os administradores tenham profundo conhecimento das etapas de produção, os melhores colaboradores e sempre estar atento ao que mercado necessita isto é essencial para que se trabalhe com a tão almejada eficiência e eficácia.
Capítulo 1
1. DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Andrew J. Dubrin – é o estudo do comportamento humano no local de trabalho, a interação entre as pessoas e a organização em si. As principais metas do comportamento organizacional são explicar, prever e controlar o comportamento;
Idalberto Chiavenato - refere-se ao estudo de indivíduos e grupos atuando em organizações. Preocupa-se com a influência das pessoas e grupos sobre as organizações e, vice-versa, com a influência das organizações sobre as pessoas e grupos.
Em uma visão geral o