Comportamento organizacional
As organizações procuram alcançar simultaneamente vários e diferentes objetivos, entre eles fechar a básica fórmula mensal onde receitas menos despesas somam um resultado que gera lucro ou prejuízo. Empresas lucrativas têm a consciência de que atuar com gestão estratégica deixou de ser desafio e se tornou realidade com as mudanças impostas pelo mercado.
O processo de gestão pressupõe atividades de: planejamento, execução e controle e a administração estratégia é parte deste processo. Para Ansoff (1993), estratégia é o conjunto dos grandes propósitos, objetivos, metas, políticas e planos para concretizar uma situação futura desejada. Se as empresas buscam constantemente um objetivo, a estratégia é o caminho que se percorre para chegar a ele. E este caminho deve ser percorrido por passos fundamentais: formulação e implementação de estratégias.
Formular estratégias consiste em de definir o que fazer identificar oportunidades e riscos existentes no ambiente em que a empresa se relaciona definir os recursos materiais, técnicos, financeiros e definir atribuições e responsabilidades. Além de considerar a missão e visão organizacional, pois estas precisam estar alinhadas com as estratégias.
A implementação da estratégia é a etapa final do processo de colocar a estratégia em ação. Sem uma adequada implementação, a estratégia, por mais oportuna que seja está fadada ao insucesso. A implementação é feita através de várias atividades que são basicamente administrativas. Seu propósito é determinar quando os recursos deverão ser mobilizados em marcha. Esta é também a fase de programar trabalhos, tempo, dinheiro e outros recursos que são críticos para a implementação.
Acima de tudo, a implementação de uma estratégia requer uma focalização na coordenação adequada de pessoas, estrutura e processos na alocação de recursos necessários, no monitoramento do progresso e na resolução dos problemas que ocorrerem. Outro fator