Comportamento organizacional
Vemos que nos dias de hoje as empresas veem o comportamento organizacional como uma poderosa ferramenta de negócios, não só para entender as necessidades, oportunidades e obstáculos dentro de seu próprio sistema empresarial, mas como entender também as suas interações empresa-cliente, empresa-fornecedor, empresa-governo, etc. O modo como cada pessoa ou grupo de pessoas recebe ou entendem uma informação pode ajudar e muito no mundo dos negócios, estar preparado para os diferentes tipos de personalidades ou necessidades de um determinado grupo social pode representar o sucesso ou derrota de uma investida empresarial. Em um mundo cada vez mais globalizado, em que a informação flui com apenas um “click”, sabermos quem somos como organização, nossos anseios, capacidades, dificuldades e habilidades, e entendermos a quem queremos servir como cliente, falando sua linguagem própria e suprindo suas necessidades faz uma empresa de idéias vencedoras, com lideres confiáveis formadores de opiniões e um grupo de trabalho totalmente integrado as necessidades de negócios.
CAPÍTULO 1
Definição de Comportamento Organizacional
Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional.
Administrar uma empresa, atualmente, requer muito mais do que o exercício das funções básicas de gerencia, como planejar, organizar e controlar. As ameaças às organizações, vindas dos clientes, da concorrência e em decorrência das mudanças no contexto sócio econômico requerem habilidades humanas em alto grau de refinamento.
A compreensão do comportamento individual e dos grupos em situação de trabalho constitui o campo de estudo do Comportamento Organizacional. De modo particular investiga as questões relacionadas com lideranças e poder,