Areia natural
A areia natural é quase sempre comercializada da forma que é extraída, passando apenas por grelhas fixas que separam as frações mais grossas (cascalho, pelotas, etc) e eventuais contaminantes (material orgânico, vegetação, etc), e por lavagem para retirada de argila.
Segundo dados do DNPM 2002, no Brasil, 90% da areia natural de origem aluvial é extraída de leitos de rios e apenas 10% é extraída em cava seca, entretanto a dragagem em leitos de rio é uma prática em crescente desuso.
Os três métodos de obtenção da areia natural podem ser assim descritos: a – cava seca: este método de cava seca da areia natural é empregado na lavra de depósitos de planície fluvial, formações sedimentares e mantos de alteração de rochas cristalinas. A extração é feita por desmonte hidráulico com a mina evoluindo para o formato de uma cava ou de talude irregular. Normalmente, está operação é antecedida pelo decapeamento realizado com tratores de esteira e pás-carregadeiras.
Figura 9: Extração de areia natural de cava seca com equipamento mecânico. As figuras 9 e 10 mostram a retirada da areia de cava pela utilização de equipamento mecânico, sendo o material transportado e descarregado no lavador para realização da classificação e lavagem.
Figura 10: Lavagem e peneiramento de areia natural de cava seca. 27
O cascalho e as pelotas de material são separados pelas peneiras do lavador e encaminhados para utilização em pavimentação entre outras utilizações, sendo as frações mais finas acondicionadas em canchas para secagem e expedição como representa a figura 11. A polpa, suspensão constituída de areia e água, proveniente da lavagem, ao ser encaminhada às canchas se acomoda da maior para a menor granulometria, sendo que os muito finos escoam em suspensão para uma bacia de decantação.
Figura 11: Expedição de cascalho e acomodação em canchas para secagem e expedição da areia de cava seca.
Em algumas regiões do Brasil as bancadas de