Comportamento Organizacional
MARY ROSE DE MENDONÇA PIGATTO²
Resumo:
O trabalho a seguir tem como objetivo dispor em uma cronologia breve o desenvolvimento das relações humanas dentro das organizações, desde quando o trabalhador fazia parte dos recursos materiais. Para a realização deste artigo foi utilizado o método de pesquisa bibliográfica em diversos títulos da literatura acadêmica de campos como administração e psicologia, bem como materiais dispostos livremente em artigos de revistas e outros veículos de informação. O artigo esclarece alguns procedimentos ao longo da história que auxiliam a visualizar a evolução humana no desenvolvimento de suas atividades laborais e conclui ao mesmo tempo em que o trabalhador contemporâneo apresenta aspectos que tiveram influência desde a mutação das necessidades humanas classificadas por Maslow e Aldefer, até a globalização que permanece em curso. O trabalho teve como base maior a autora Eunice Nascimento que traz em seu trabalho uma junção comparativa de mudanças unidas a algumas práticas benéficas tanto por parte de liderança como de liderados. Atribui obrigações e necessidades interessantes por parte também das empresas e profissionais de recursos humanos, melhor denominação atual de gestão de pessoas, atividades e atitudes inerentes a essas posições que podem beneficiar o comportamento do ser humano em grupo dentro das organizações que promovem maior satisfação e produtividade sem somente recompensas financeiras.
Palavras chaves: Relações nas empresas, níveis de satisfação, produtividade
¹ Artigo apresentado à POSEAD – Pós Graduação a Distância – AVM Faculdade Integrada, como parte dos requisitos para obtenção do título de Especialista – MBA Executivo em da Psicologia Organizacional, sob a orientação da Profª Égle Pires Santos, Brasília/DF, Dez/2013.
² Tecnóloga em Comércio Exterior, formada pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), desde sua formação atuando na área de