comportamento organizacional
Administração – 1º Semestre
Professora: Ana Cristina Franzoloso - Comportamento Organizacional
Síntese: Alemanha
(República Federativa da Alemanha)
Aspecto econômico
Fortemente industrializada, a nação possui o terceiro maior Produto Interno Bruto (PIB) do mundo, depois dos Estados Unidos e do Japão. Esse setor responde por 26% de sua economia.
O mundo está fascinado com a maior economia da Europa, que mesmo na crise, cria postos de trabalho e reduz suas dívidas. Há muito que se fala do "Modelo Alemanha". Uma garantia para o êxito desse modelo está na tecnologia de ponta. O país está condenado à inovação, já que não possui recursos minerais significativos. Onze por cento dos trabalhadores alemães operam no setor de alta tecnologia e, anualmente, 70 bilhões de euros são gastos com pesquisa, mais do que qualquer outro país na Europa.
Alemanha têm à disposição grandes redes de energia, telecomunicações, estradas, linhas férreas e rotas áreas. O clima é relativamente moderado e fresco, fazendo com que condições favoráveis de crescimento e produtividade tenham se instalado mais aqui ao longo dos séculos do que nas fronteiras europeias.
É conhecida em todo o mundo por suas montadoras e máquinas –setores cujo sucesso reflete-se no volume de exportações do país. Possui liderança também na indústria de tecnologia usada na medicina, comprovada pelo número crescente de pedidos de patentes, que dobrou nos últimos 15 anos. Enquanto eventualmente a engrenagem política emperra, a real engenharia alemã é de primeira.
Com 3 milhões de empresas na Alemanha, a maioria é composta por empresas familiares.
Moeda
O Marco Alemão foi usado desde 20 de junho de 1948, na Alemanha Ocidental, para substituir uma moeda excessivamente desvalorizada, após a 2ª Guerra Mundial. Símbolo da reconstrução alemã pós-guerra, impôs-se como moeda de reserva na maioria dos bancos centrais