União Iberica
A união ibérica foi o resultado da união dinástica entre as monarquias de Portugal e Espanha.
Em 1580, o rei de Portugal, D. Henrique, morreu sem deixar herdeiros diretos. Filipe II, rei da Espanha, assumiu o trono português mandando exércitos que invadiram e conquistaram Portugal. Com isso, teve início o domínio espanhol e foi chamado de União Ibérica.
Ao dominar Portugal, o governo espanhol passou a controlar também todas as colônias portuguesas (incluindo o Brasil). Filipe II permitiu que Portugal continuasse com certa economia na gestão direta de seu povo e de suas colônias, assim, a administração colonial do Brasil praticamente não sofreu alterações (o idioma oficial continuou sendo o português).
A Holanda e outros territórios do norte da Europa eram domínios do rei espanhol. Em 1581, alguns desses territórios conquistaram a independência, com a proclamação da República das Províncias Unidas.
Insatisfeito, Filipe II proibiu os produtores e comerciantes de suas colônias de negociar com os holandeses, o que afetou as relações comerciais entre Portugal e Espanha causando grandes prejuízos aos holandeses (no Brasil, os holandeses participavam do negócio açucareiro e tinham parte no comércio de pau-brasil, algodão e couro) . Tal proibição ficou conhecida como Embargo Espanhol.
Como reação ao embargo espanhol, os holandeses decidiram investir militarmente contra algumas regiões pertencentes à União Ibérica e criaram a Companhia das Índias Orientais e a Companhia das Índias Ocidentais. Então, os dirigentes da Companhia das Índias Ocidentais planejaram a ocupação do nordeste brasileiro, para manter o controle sobre os lucrativos negócios do açúcar e dos escravos africanos. Rompendo o embargo espanhol nessa região, era possível reativar as rotas comerciais entre algumas possessões da costa Atlântica da África e da América com a Europa.
QUESTOES SOBRE UNIAO IBERICA:
1. (Fuvest-SP) Entre as mudanças ocorridas no Brasil