Conhecimento
ARANHA, Maria e outros,
1) Explique o processo do conhecimento usando os seguintes conceitos: sujeito, objeto, pensamento e verdade. O conhecimento é o pensamento que resulta da relação que se estabelece entre o sujeito que conhece e o objeto a ser conhecido. A apropriação intelectual do objeto supõe que haja regularidade nos acontecimentos do mundo; caso contrário, a consciência cognoscente nunca poderia superar o caos. O conhecimento pode designar o ato de conhecer, enquanto relação que se estabelece entre a consciência que conhece e o mundo conhecido. Mas o conhecimento também se refere ao produto, ao resultado do conteúdo desse ato, ou seja, ao saber adquirido pelo homem. O esquema a seguir indica os principais problemas do conhecimento: quanto ao critério da verdade: o que permite reconhecer o verdadeiro? quanto à possibilidade do conhecimento: pode o sujeito apreender o objeto? quanto ao âmbito do conhecimento: abrange a totalidade do real, ou se restringe ao sujeito que conhece? quanto à origem do conhecimento: qual é a fonte do conhecimento? Todo conhecimento coloca o problema da verdade. Pois quando conhecemos, sempre nos perguntamos se o enunciado corresponde ou não à realidade. Isso nos remete para a discussão a respeito do critério da verdade:
Para Descartes, o critério da verdade é a evidência. evidente é toda idéia clara e distinta, que se impõe imediatamente e por si só ao espírito. Trate-se de uma evidência resultante da intuição intelectual.
Para Nietzsche é verdadeiro tudo o que contribui para fomentar a vida da espécie e falso tudo o que é obstáculo ao seu desenvolvimento.
Para o pragmatismo (William James, Dewey, Peirce), a prática é o critério da verdade. Nesse caso, a verdade de uma proposição se estabelece a partir de seus efeitos, dos resultados práticos. Os filósofos gregos tinham uma concepção realista do conhecimento, pois para eles não era problemática a existência do mundo. O conhecimento se faz pela