a uniao iberica
CINDY
ISABELLA MARIA
LARA SANT’ANA- 23
MARIANA MARA- 30
THAYANE XAVIER- 37
TRABALHO DE HISTÓRIA
União Ibérica
Belo Horizonte
2015
A União Ibérica
A União Ibérica foi à união da Coroa Portuguesa com a Coroa Espanhola, dominação esta que durou de 1580 a 1640.
No ano de 1578, durante a batalha contra os mouros marroquinos em Alcácer-Quibir, o rei português Dom Sebastião desapareceu. Esse evento iniciou uma das mais complicadas crises sucessórias do trono português, tendo em vista que o jovem rei não teve tempo suficiente para deixar um descendente em seu lugar, o cardeal Dom Henrique, tio-avô de Dom Sebastião, foi aclamado novo rei português.
Em 1580, Dom Henrique morreu e, assim como seu predecessor, não deixou herdeiros diretos ao trono.
O parente mais próximo do falecido monarca lusitano era o também monarca Felipe II, da Espanha –Ao Lado-. D. Catarina, duquesa de Bragança, e Dom Antônio, Prior do Crato se candidataram ao cargo de regente, mas nada puderam fazer quando as tropas espanholas invadiram Lisboa a fim de intimidar aqueles que eram contrários à nomeação de Felipe II como novo governante português. Nas disputas político-militares entre os pretendentes ao trono português, saiu-se vencedor Filipe II, rei da Espanha, cujos exércitos invadiram e conquistaram Portugal. Com isso, teve início o domínio espanhol. Ao dominar Portugal, o governo espanhol passou a controlar também todas as colônias portuguesas.
A nomeação de um espanhol como Rei de Portugal fez com que todos os portugueses passassem a ser súditos da Coroa Espanhola.
Com a nova conquista, além de fortalecer a economia espanhola, o rei espanhol pretendia ampliar sua influência sob as disputas comerciais no Oceano Atlântico e no Mar Mediterrâneo. Além disso, a incorporação dos territórios coloniais portugueses aumentou o prestígio do rei espanhol junto à Igreja. Com a centralização de poder, a Espanha se tornou a principal responsável pela expansão da fé