Comportamento Organizacional
Não há como negar que as organizações exercem um espaço considerável na vida do ser humano, que por sua vez pode modelar esse ser humano a seu modo influenciando nas necessidades de cada um. Porém essa interferência não é em prol do colaborador, pelo contrário. Em muitas das vezes falta preparo deste colaborador para lidar com as mais variadas situações. E incluindo os gestores que também estão mal preparados para lidar com pessoas nas questões do dia a dia, pois falta a comunicação correta para com eles, justamente por falta deste preparo. Toda empresa espera colaboradores motivados, interessados em fazer o melhor, o problema é que nem todo gestor sabe fazer isso, e pode acontecer ao contrário, ao invés de motivar ele acaba desmotivando seus funcionários. É preciso conhecer um por um dos colaboradores, pois todos são diferentes. O que pode motivar um pode desmotivar o outro.
A eficiência e a eficácia na comunicação promovem igualdade das pessoas nas organizações na maioria das vezes. Dois conceitos que a grande maioria considera iguais são completamente diferentes, e uma vez confundidos pode gerar muitos problemas, por este motivo é importante para a organização saber distinguir a diferença entre elas.
A eficiência é fazer certo e a eficácia é fazer a coisa certa.
A eficiência de um gestor traz um bom desempenho, e ótimos resultados. A eficácia traz a capacidade de bons resultados, e essa eficácia também é promovida através da boa comunicação, e formação de bons grupos. E executar o trabalho da melhor maneira possível. Ter respostas para seus subordinados a respeito de dúvidas levantadas, sobre o que deve ser feito da melhor forma para o desempenho da organização. Trazendo respostas e ação para resolver os problemas e conflitos dentro desse grupo de indivíduos. Em uma empresa moderna é possível ver a eficácia de um grupo bem dirigido pelo seu gerente, um gestor que entende e tem percepção do que precisa ser corrigido, é um gerente sensitivo